segunda-feira, 3 de outubro de 2011
Resumo 26 a 30 Setembro 2011
Na creche estamos aos pouco a criar as nossa rotinas para nos sentirmos todos mais seguros.
Esta semana ajudámos a Lurdes a fazer uma grande pintura que colocámos na parede e que nos vai ajudar a conhecer melhor as cores.
Esta semana continuamos a trabalhar o outono na sala dos 3 anos.
Fizemos um "aquário" do outono e nele colocámos folhas (grandes/médias/pequenas,de várias cores), troncos, ramos, sementes das árvores...
Verificámos que o "aquário" ficou 'cheio' e "cheirámos" o Outono.
Paralelamente estamos a rever as formas geométricas e a aprender que além das três que já conhecíamos também existe o rectângulo, que é o mais comprido...
A temática da sala neste momento gira em torno da história dos Três Porquinhos" e temos explorado a história com fantoches, o que tem sido uma experiência muito criativa, dando asas à imaginação dos nossos pequenos galaxianos.
As aulas de Inglês arrancaram em grande e esta semana começámos com alguns objectos que fazem parte do nosso dia-a-dia.
Nos 4 anos a reciclagem tomou conta da semana.
Construímos os ecopontos e abrimos a área na sala da Reciclagem. Revemos a importância de reciclar e vimos como uma simples garrafa de água reciclada se pode transformar numa camisola polar, ou como um caderno antigo se pode transformar em papel higiénico.
Fizemos um trabalho para ajudar as famílias a reciclar, espero que gostem.
Esta semana foram abertas mais duas áreas na sala dos 5 anos. A área das Trapalhadas e a área da Informática
Afinal, é também a brincar que se aprende!
O principal objectivo da introdução da área da informática na sala dos 5 anos é o de facilitar a compreensão e a motivação das crianças em relação a várias temáticas. Esta área tem com objectivo ser formativa e útil, tornando-a o mais proveitosa possível para que as crianças se sintam com capacidades de acompanhar e enfrentar as tecnologias do mundo moderno, num futuro próximo.
Os programas seleccionados para dar inicio à informática são: Paint, e Word, assim como Cd´s relacionados com os temas e matérias em estudo. Para além destes programas, é de salientar a importância da exploração do teclado através das letras e dos números, que as crianças desta faixa etária já conhecem ou estão em fase de aquisição de conhecimento.
Em suma, o computador será utilizado de forma benéfica para as crianças como um instrumento de trabalho e não como uma área de jogos.
A área das Trapalhadas tem como objectivo desenvolver a representação corporal do imaginário, e apesar de nele prevalecer a fantasia, a actividade psico-motora exercida terá como função prender a criança à realidade.
Esta semana começámos a ouvir novas músicas no ATL. Umas tiverem mais sucesso do que outras mas, devido aos trabalhos de casa, ainda não nos debruçámos sobre elas a sério. Mas é já para a próxima semana o início da Música! Fizemos ginástica onde tentámos jogar voleibol e tivemos inglês onde tentámos fazer pequenos diálogos entre nós como forma de "desenferrujar" o que aprendemos no ano passado. Estivemos principalmente a compreender as diferenças entre " she, he, they... " bem como, " this" e "that".
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário