segunda-feira, 12 de abril de 2010

Varios: Ausencias, Reunião, Renovações e Visitas estudo e Beto Abril 2010

Visita Estudo
Esta semana as salas dos 4 e 5 anos vão ao Museu da Electricidade em Belém, a previsão de tempo é de chuva o que estraga parte do plano de passear pela zona ribeirinha.
Vamos manter o Passeio ao Museu e se tempo permitir passeamos pela zona envolvente.
Lembramos que passeio é no dia 14 Abril e que o regresso ao Colégio está previsto para as 17 Horas

Tempo
O tempo quente permite passar mais tempo no exterior com as crianças.
Lembramos alguns cuidados a ter:

- roupa fresca e fácil de ir retirando á medida que dia vai aquecendo.
- protector solar colocado e embalagem de reserva no colégio
- t-shirt do colégio em alternativa á bata
- panamá

O facto de passarmos mais tempo no exterior e muitas vezes sem a bata leva a um maior desgaste da roupa que vai inevitavelmente mais suja ao fim do dia; pedimos que meninos venham com roupa apropriada a poderem brincar e sujar-se tanto quanto merecem.

Ausências
A Educadora Céu da sala de 1 ano que é também quem faz diariamente o acolhimento a partir das 7.30 vai ser operada a um braço o que a vai obrigar a 15 dias de baixa medica.

A joaninha vai assegurar o acolhimento de manha e a sala vai ser assegurada com algumas alterações internas durante o período de ausência da Céu.

O Beto ( auxiliar de carrinha e polivalente ) consegui-o iniciar o seu projecto a animar as crianças nos Hospitais do País, desejamos-lhe boa sorte….
A Sandra irá assegurar as suas funções no Colégio.
O Beto vai manter a prestação do serviço de animação de festas de aniversario, pais podem contactar o Colégio que reencaminhamos pedidos para o Beto. A mulher do Beto, a Edna, vai continuar no Colégio bem como as meninas.

Reunião e Renovações
No dia 16 Abril ás 18h00 vamos fazer uma reunião na sala de ATL com Encarregados de Educação dos alunos que vão ingressar na Escola Primaria no próximo ano lectivo.
Todos pais que quiserem ter uma ideia do parque escolar envolvente e das alternativas para a vida escolar podem participar da reunião.
A reunião vai ter a presença da Educadora Catarina e da Lena ( Educadora Sala 5 anos e do ATL ).

Esta semana vai ser enviado novo preçário, regulamento e projecto pedagógico para ano lectivo 2010-2011.
As renovações da Matricula vão ser processadas em Maio, pelo que a intenção de não renovação deverá ser comunicada á secretaria.

A Lena do ATL enviou em texto assinado pelo Psicólogo Eduardo Sá que penso ter interesse, aqui mando em copia para quem tiver interesse em ler.

-Para Pais (com filhos no jardim de Infância) e Educadores

1. "Proibido insultar o jardim-de-infância chamando-lhe "escolinha".Em primeiro lugar, porque é uma escola. Em segundo, porque todas asescolas ganhavam se ligassem Brincar com aprender.

2. É proibido que os pais imaginem que o jardim-de-infância serve paraaprender a ler e contar. Ele é útil para aprender a descobrir ossentimentos. Para aprender a imaginar e a fantasiar. Para aprender como corpo, com a música e com a pintura. E para brincar. Uma criança quenão brinque deve preocupar mais os pais do que se ela fizer uma ououtra birra, pela manhã ao chegar.

3. O jardim-de-infância assusta as crianças sempre que os pais - comoquem sossega nelas os medos deles por mais um dia dejardim-de-infância - lhes repetem: " Hoje vai correr tudo bem!"

4. Os pais estão proibidos de despedir-se muitas vezes das crianças,ao chegarem todos os dias. E é bom que se decidam: ou ficam contentespor elas correrem para os amigos ou ficam contentes por elas seagarrarem ao pescoço deles, com se estivessem prestes a serabandonadas para sempre.

5. É proibido que as crianças vão dia-sim dia-não aojardim-de-infância. E que vão, simplesmente, quando os seus caprichosinfantis vão de férias. E que não vão " só porque sim". Ojardim-de-infância não é um trabalho para os mais pequenos. É uma belaoportunidade para os pais não se esquecerem que se pode amar oconhecimento, namorar com a vida, nunca ser feliz sozinho e brincar,ao mesmo tempo.

6. No jardim-de-infância não é obrigatório comer até à última colher;nem dormir todos os dias. E não é nada mau que uma criança se baralhee chame pai/mãe ao educador/a (ou vice-versa).

7. Os pais estão obrigados a estar a horas quando se trata dumacriança regressar a casa. Prometer e faltar devia dar direito a que ospais fossem sujeitos classificados como tendo necessidades educativasespeciais.

8. Os pais não podem exigir aos filhos relatórios de cada dia dejardim-de-infância. Mas estão autorizados a ficar preocupados se ascrianças forem ficando mais resmungonas, mais tristonhas ou, até, maisaflitas, sempre que regressam de lá. E estão, ainda, autorizados aproibir que o jardim-de-infância só se abra para eles durante asfestas.

9. O jardim-de-infância é uma escola de pais. E um lugar onde oseducadores são educados pelas crianças. Um lugar onde todos se educamuns aos outros não é uma escola como as outras. É umjardim-de-infância.

10. Um dia, num mundo mais amigo das crianças, todas as escolas serãojardins-de-infância!"
Por Eduardo Sá (Psicólogo)

Nenhum comentário: