sexta-feira, 15 de abril de 2011

11 a 15 Abril 2011















Inglês

Curricular Ferias – Interrupção letiva.


MUSICA


Sala ATL manhã e sala dos 4 anos: Ensinei à turma figuras musicais, como a colcheia, a semi-colcheia e a tercina, desenharam cada uma destas figuras musicais e ensinei-lhe o tempo de cada uma. Quando brincamos com os instrumentos, nomeadamente os paus de solfejo, tocamos ritmos com determinados tempos, uns mais rápidos e outros mais longos (no caso da colcheia). Depois de terem desenhado várias figuras musicais ao gosto de cada um, cantei o compasso de cada desenho.


Sala dos 3 anos: Cantámos vários temas em inglês e português e contámos histórias a cantar, onde alguns usaram a imaginação e disseram coisas bem engraçadas.


Salas


Sala 1 ano

Esta semana fizemos pintura com as mãos e desenhamos com lápis de cera. Aprendemos as palavras “ pássaro “ e “ borboleta “.


Sala 2 anos

Esta foi uma semana para "viver" a 100% o bom tempo que nos proporciona a ida para o exterior, até a actividade de ginástica é muito mais agradável e saudável e a fruta mais saborosa. Apesar de termos dedicado menos tempo, continuamos o trabalho sobre o Corpo Humano e sua identificação. Começámos a tirar a fralda durante a manhã a alguns meninos, está a correr bem, com as aventuras do costume normais desta fase... O grupo continua a explorar com grande entusiasmo a história do Capuchinho Vermelho que faz parte do ritual pedir " A História do lobo...", acompanhada dos tradicionais gestos de medo/susto quando surge a figura do lobo. Eu e a Pati queremos agradecer aos meninos que por iniciativa própria decidiram ajudar os amigos que estavam mais atrasados na refeição. Os meninos "ajudados" ficaram muito satisfeitos e claro gostariam que fosse sempre assim...


Sala 3 anos

Levar as crianças a um mercado onde os legumes são viçosos e os peixes são tratados pelo nome é mais do que uma experiência divertida, acima de tudo, permite alterar a forma como as crianças comem. Esta visita de estudo foi particularmente pedagógica, uma vez fomos recebidos por duas nutricionistas que nos explicaram de forma detalhada a pirâmide alimentar, a sua importância e as doses necessárias de cada um dos grupos. Estivemos a falar da Pascoa e aproveitámos o bom tempo para brincar no exterior.


Sala 4 anos

Esta semana estamos ainda a dar continuidade aos temas da anterior (regras de bom comportamento e literatura). A música foi o tema da aula de inglês, e a ginástica concluída com os arcos. O passeio ao Mercado 31 de Janeiro correu bem, relembramos quais os alimentos mais importantes para termos uma alimentação saudável e conhecemos mais de perto o dia-a-dia dos comerciantes e seus produtos. Levar as crianças a um mercado onde os legumes são viçosos e os peixes são tratados pelo nome é mais do que uma experiência divertida, acima de tudo, permite alterar a forma como as crianças comem. Esta visita de estudo foi particularmente pedagógica, uma vez fomos recebidos por duas nutricionistas que nos explicaram de forma detalhada a pirâmide alimentar, a sua importância e as doses necessárias de cada um dos grupos.


Sala 5 anos

Levar as crianças a um mercado onde os legumes são viçosos e os peixes são tratados pelo nome é mais do que uma experiência divertida, acima de tudo, permite alterar a forma como as crianças comem. Esta visita de estudo foi particularmente pedagógica, uma vez fomos recebidos por duas nutricionistas que nos explicaram de forma detalhada a pirâmide alimentar, a sua importância e as doses necessárias de cada um dos grupos. Esta semana realizámos assim 2 passeios fantásticos; no castelo de São Jorge ficámos a conhecer um pouco melhor a nossa historia e em especial sobre o Rei D. Manuel I. No passeio ao Mercado mostramos que tínhamos a lição da alimentação saudável bem estudada e participámos com muito entusiasmo.


ATL

Levar as crianças a um mercado onde os legumes são viçosos e os peixes são tratados pelo nome é mais do que uma experiência divertida, acima de tudo, permite alterar a forma como as crianças comem. Esta visita de estudo foi particularmente pedagógica, uma vez fomos recebidos por duas nutricionistas que nos explicaram de forma detalhada a pirâmide alimentar, a sua importância e as doses necessárias de cada um dos grupos. A visita ao Castelo de São Jorge também foi muito divertida e, tivemos o privilégio de privar com o D. Afonso Henriques. Fizemos uma visita guiada ao seu Castelo e durante o percurso foi nos relatando os seus feitos e conquistas assim como, as suas divergências com a sua mãe D. Teresa. O resto do tempo foi aproveitado para brincar no pátio e algumas saídas ao parque. Alguns dos meninos estão a fazer os trabalhos de férias. Boa Páscoa.

Nenhum comentário: