quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Sala ATL 25 a 30 Outubro 2009




Estivemos tão atarefado que a semana passou a correr, entre ginástica e trabalhos de casa ainda encontramos tempo para falar sobre o dia 1 de Novembro e acabamos por aprender: imensas coisas que até então desconhecíamos.
Aprendemos que esta tradição, que chegou a ser extensiva a todo o território nacional, vai ’buscar os seus princípios ao Cristianismo. Trata-se de expressar a solidariedade e o amor pelos outros, principalmente pelas crianças. Noutros tempos, em que a fome apertava, este era o dia das crianças tirarem a barriga da miséria. Era uma manhã dedicada às crianças, em que se tratavam os vizinhos por «tu» e ninguém negava o bolinho.
Embora reconhecendo algumas alterações, sobretudo a substituição do bolinho por doces ou dinheiro a explicação para esta mudança pode ser encontrada no comodismo das pessoas, que já não fazem bolinhos em casa, ou no materialismo desta época, visível na oferta de dinheiro.
Por isso, não estranha que mais facilmente se peça «o bolinho» que o «Pão por Deus» ou o «santorinho». ’Estas expressões perderam-se nos últimos anos, mas tinham o mesmo significado, o espírito de solidariedade, marca do Dia de Todos os Santos noutros tempos, esteja a desaparecer, assim como a confraternização entre vizinhos.
’Neste dia, as manhãs eram para as crianças e à tarde era hábito as pessoas abrirem as casas para receber familiares e vizinhos para confraternizar.
Este dia é também conhecido por dia das Bruxas ou Halloween, contudo esta é uma tradição de origem Americana e não portuguesa.
Fizemos a consolidação do inglês em relação a matéria “Different parts of the day.”A continuação de uma boa semana

Nenhum comentário: